29/02/2016

Vai ter gorda na praia, sim! + Preconceitos + Denúncia

Olá, meus amores! Tudo bom com vocês?

Lembram do convite do último post aqui no blog? Agradeço as gordinhas que aceitaram.

Mas antes de falar desse encontro, vamos conhecer um pouco desse movimento?

   Tudo começou, com a iniciativa da modelo plus size Adriana Santos. Adrilady, como gosta de ser chamada, pensou no movimento como uma forma de estimular mulheres gordinhas a ir à praia e não terem vergonha. E deu super certo. Após essa iniciativa, alguns grupos em outros estados fizeram esse encontro "Vai ter gorda na praia, sim".

   No último domingo, foi a nossa vez! Mulheres plus Alagoanas (e homens também, não só apoiaram, mas marcaram presença). O grupo Gordinhas e Gordinhos de Alagoas deu o pontapé inicial. Começou divulgando entre os grupos de redes sociais, em perfis privados e chamando os amigos. Logo, eu, Kedyma Dantas, vi um banner de divulgação e adorei a ideia. Conversei com as madrinhas do Fora do Padrão e decidimos apoiar, marcar presença.

Foto: Edlene Santos





   Infelizmente algumas pessoas ainda não entendem o movimento e acabam julgando (e muitas vezes ofendendo) a categoria plus. Ouvi e li alguns comentários ofensivos sobre esse movimento, do tipo "e era proibido gorda ir à praia? Não sabia", "Lugar de gorda é na praia mesmo, mas nadando", "Lugar de baleia é na praia mesmo". Esses comentários já respondem, o motivo de nossa categoria querer fazer cada vez mais movimentos/encontros desse tipo, "são cometários ofensivos e olhares preconceituosos que inibem garotas plus de irem à praia", Adrilady.
   Tiveram alguns comentários muito, mas muito ofensivos, e com apoio, algumas integrantes do Gordinhas e Gordinhos de Alagoas registraram uma denúncia (eu sinceramente, achei certíssimo).

   Não vai ser por causa de alguns (ou muitos) comentários ofensivos e preconceito de pessoas sem noção que vamos parar de organizar encontros como esse. Breve, teremos o II "Vai ter gorda na praia, sim!", dessa vez com maior número de gordinhas e gordinhos.

Mais fotos AQUI